Decorreu no dia 12 de maio de 2022, a cerimónia de entrega do XXVII Prémio Ibero-americano na República Checa, iniciativa das Embaixadas Ibero-americanas em Praga e do Ministério da Educação, Juventude e Desporto da República Checa.
Este prémio pretende chamar a atenção dos estudantes para o conhecimento da realidade ibero-americana, composta por 22 países, mediante trabalhos escritos em português e espanhol - línguas que se estudam no sistema de ensino checo - sobre temas como arte, ciência, cultura, economia, história, literatura, política e sociedade dos países ibero-americanos.
Concorreram à presente edição 16 estudantes, com trabalhos escritos em língua portuguesa e espanhola.
Stela Houserová, aluna da Universidade Masaryk de Brno, foi distinguida com o primeiro lugar com o ensaio Neorruralidad: comparación de la literatura checa y española con la temática rural. O segundo prémio foi atribuído a Veronika Polanská, estudante da Universidade Carolina de Praga, pelo seu ensaio La representación del indígena en los murales de Diego Rivera. O terceiro prémio foi atribuído ao trabalho El feminismo en las obras de Frederico García Lorca de Klára Nikitínská, aluna da Universidade da Boémia do Sul em České Budějovice. Foi concedida uma menção honrosa a Michael Mačica, estudante da Universidade Palacky de Olomouc pelo ensaio “Salazarismo - o regime em que Portugal se tornou a periferia da Europa”.
Nesta edição, a Embaixada do Brasil na República Checa assegurou o Secretariado pro tempore.
A cerimónia foi presidida pela Reitora da Universidade Carolina, professora Milena Králíčková, e contou com a presença do Vice-Ministro da Educação Juventude e Desporto, Jaroslav Miller, da Embaixadora do Brasil em Praga, Sônia Regina Guimarães Gomes, e com a presença - na condição de convidada de honra - da Senadora brasileira Soraya Thronicke.