O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) irão realizar em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 12 e 13 de outubro de 2023, a 7.ª Reunião Internacional sobre Cooperação Triangular, subordinada ao tema “Potenciar parcerias”.
A sessão de abertura contará com intervenções do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, do Presidente do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE, Carsten Staur, da Diretora do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), Dima Al-Khatib, e da Secretária para a Cooperação da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), Lorena Larios.
A Presidente do Camões, I.P., Ana Fernandes, e a Diretora da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, Pilar Garrido, encerram o encontro.
Em sessões abertas ao público, será feito o lançamento do relatório “Perspetivas Globais sobre Cooperação Triangular”, no dia 12 de outubro, às 10h30, uma publicação conjunta da OCDE e do Banco Islâmico de Desenvolvimento (IsDB), e serão assinados acordos de parceria, incluindo entre Portugal e a OCDE no dia 13 de outubro, às 15h30.
Este evento juntará responsáveis políticos e Diretores de agências de cooperação europeus, africanos, americanos, asiáticos e da região do Pacífico, bancos de desenvolvimento, organizações internacionais, representantes da sociedade civil e de instituições académicas com o intuito de debaterem os desafios atuais da Cooperação Triangular.
A Cooperação Triangular é uma modalidade da cooperação para o desenvolvimento promotora de parcerias que permitem alavancar recursos, conhecimentos e partilhar experiências, concorrendo para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Portugal tem vindo a assumir, desde 2012, um papel de destaque na promoção do debate internacional sobre Cooperação Triangular, no quadro de uma estreita parceria entre o Camões, I.P. e a OCDE.