Decorreu, nos dias 10 e 12 de maio de 2022, a Ação III das Jornadas Científico-Pedagógicas 2022 do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe 2019-2022 (PAISE-STP), sob o lema “Educação e Formação de Professores em STP: Analisar o Presente para Projetar o Futuro”.
Tratou-se de uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES-STP) e do PAISE-STP, que teve por objetivo promover a formação contínua de professores, tomando como ponto de partida a experiência que tem sido vivida no âmbito dos quatro programas de formação que o PAISE-STP tem vindo a implementar com o MEES-STP, nas áreas de Português, Matemática, Inglês e Ciências Naturais/Biologia.
Esta ação contou com a colaboração dos assessores técnico-científicos das formações, das Universidades de Aveiro e de Évora, que proporcionaram aos cerca de 70 participantes, em cada dia, uma reflexão sobre o papel e a relevância da formação contínua para o desenvolvimento profissional de um professor.
Destacaram-se, ainda, como temas de debate, a relevância do trabalho colaborativo e das intervenções acompanhadas para a consolidação dos conhecimentos dos formandos e a facilitação da transição teoria-prática em sala de aula. A par destas discussões, os participantes tiveram a possibilidade de realizar oficinas didáticas, dinamizadas pelo PAISE- STP.
O PAISE-STP visa contribuir para a melhoria do sistema educativo santomense, é executado pelo MEES-STP, em parceria com a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), e pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), em parceria com as Universidades de Aveiro e de Évora, e beneficia do financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.