O Camões - Centro Cultural Português (CCP) em São Tomé inaugurou, no dia 14 de setembro de 2023, uma exposição de pintura e desenhos elaborados por crianças e jovens da praia Gamboa, no âmbito da Oficina Criativa Deixa Trans+Formar.
Esta oficina, orientada pelo artista plástico santomense Eduardo Malé, constituiu uma das atividades do projeto African Fantasy Revolution, desenvolvido por Malé, em parceria com o CCP em São Tomé.
Durante seis semanas, cerca de 60 crianças e jovens da praia Gamboa participaram em ateliês artísticos, através dos quais tiveram a oportunidade de contactar com diferentes materiais, técnicas e formas de expressão nas artes plásticas, reproduzindo, através da arte, a realidade que os envolve.
Nestes ateliês, o artista incentivou as crianças a criar, com diferentes materiais, cores e tons e compreendendo proporções. De acordo com Eduardo Malé, a linguagem espontânea do desenho é tão importante no desenvolvimento cognitivo de uma criança como a do ensino da língua ou da matemática. Além da vertente comunicativa, ela potência a integração escolar, o combate à segregação e à exclusão social e permite a compreensão do mundo que nos rodeia.
O Projeto African Fantasy Revolution, desenvolvido por Eduardo Malé, em parceria com oCCP em São Tomé, incluiu, para além desta Oficina Criativa, a realização de uma exposição individual do artista e a edição de dois catálogos, com o registo do trabalho apresentado em ambas as exposições.
Este é um projeto que contou, para além do CCP em São Tomé, com o apoio da Cooperação Portuguesa, através do Fundo de Pequenos Projetos, e do BISTP, no âmbito da parceria estabelecida com o CCP.