O Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Rui Carmo e a Ministra da Educação e Ensino Superior em São Tomé e Príncipe, Julieta Rodrigues, assinaram uma adenda ao Memorando de Entendimento e ao Protocolo de Implementação para a extensão do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) 2019-2022, até 30 de setembro de 2023.
O PAISE-STP, financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pela Associação Marquês de Valle Flôr, em parceria com o Ministério da Educação e do Ensino Superior da República Democrática de São Tomé e Príncipe, tem por objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo santomense através da formação inicial de professores, da formação contínua e em exercício dos professores do ensino secundário e da lecionação de Língua Portuguesa e Matemática na Região Autónoma do Príncipe.
Devido aos transtornos causados pelo contexto pandémico, a extensão de um ano do PAISE “permitirá a consolidação, a interligação entre o ano letivo 2021/2022 e 2022/2023 e a conclusão do planificado”, sendo que “os resultados da cooperação na área da educação são evidentes”, explicou Julieta Rodrigues.