No âmbito do projeto Saúde Para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, foi entregue no dia 30 de outubro de 2023, um lote de reagentes e consumíveis laboratoriais às autoridades nacionais de saúde de São Tomé e Príncipe.
A doação, avaliada em cerca de 42 500 euros, é essencial para a prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento ativo de doenças transmissíveis e não transmissíveis, e destina-se aos sete laboratórios dos Distritos Sanitários, incluindo a Região Autónoma do Príncipe.
Na ocasião, o Coordenador do Projeto, António Lima, destacou que os materiais entregues permitirão satisfazer as necessidades dos pacientes que vão à procura de melhores cuidados de saúde ao nível das unidades sanitárias e distritais. Ao mesmo tempo, apelou ao bom uso e gestão dos mesmos e à partilha de dados sobre o stock existente e análises efetuadas, o que permitirá conhecer as necessidades e fazer a importação de novos materiais e reagentes, de acordo com as prioridades do país.
Por seu turno, a Diretora do Centro Português de Cooperação em São Tomé e Príncipe, Paula Pereira, destacou o compromisso da Cooperação Portuguesa com o Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, bem como o seu contributo para que o país tenha dos melhores indicadores de saúde da África Subsaariana.
Manuela Costa, em representação da Diretora dos Cuidados de Saúde e dos Distritos Sanitários, agradeceu a doação dos materiais e reagentes, que considerou ser “em boa hora para melhorar o sistema de saúde, sobretudo os cuidados primários de saúde”.
O projeto Saúde para Todos, uma parceria entre a Cooperação Portuguesa e o Ministério da Saúde, Trabalho e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, é financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pela Direção Geral da Saúde de Portugal, e implementado pela AMVF - Associação Marquês de Valle Flor.