De 5 a 8 de setembro de 2022, a Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, chefiou uma missão de acompanhamento da implementação do Plano Estratégico de Cooperação (PEC) entre Portugal e São Tomé e Príncipe 2021-2025.
A visita teve início com uma reunião técnica de trabalho com representantes dos Ministérios setoriais para balanço das atividades em curso no âmbito do PEC.
Após um encontro com a Ministra da Saúde, Filomena Monteiro, a delegação do Camões, I.P., acompanhada pelo Diretor de Projetos do Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF) e pelo Coordenador do projeto Saúde para Todos, visitou o Hospital Central Dr. Ayres de Menezes, onde visitou as instalações reabilitadas e equipadas no âmbito deste projeto, assistiu a sessões de telemedicina e contactou com profissionais da saúde integrados no projeto, cuja 5.ª fase decorrerá até 2025.
Juntamente com representantes do Conselho de Administração do IMVF e da Coordenadora do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE), foram ainda visitados o Centro de Transformação da Pimenta da Cooperativa de Exportação de Pimenta Biológica (CEPIBA) e a Cooperativa de Exportação de Café Biológico (CECAFEB), ambos beneficiários do projeto.
No setor dos assuntos sociais e especificamente na área da luta contra a pobreza, a delegação do Camões, I.P. conheceu as diversas infraestruturas criadas pelo Projeto de Desenvolvimento Integrado de Lembá, nomeadamente o lar e centro de dia, creche, as escolas de ensino básico, e um centro social, entre outras infraestruturas, para apoio a idosos, crianças, jovens e à comunidade em geral. Também neste setor, o Lar Dona Simoa Godinho, que acolhe cerca de 95 idosos e é gerido pela Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe, fez igualmente parte do programa da visita.
No âmbito das parcerias desenvolvidas com a sociedade civil, foi realizado um encontro nas instalações do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE) relativamente ao Projeto Menutric+, cofinanciado pelo Camões, I.P., Associação Helpo e Programa Alimentar Mundial. O encontro entre o Camões, I.P. e as ONGD portuguesas presentes em São Tomé e Príncipe constituiu também uma oportunidade de interação e partilha de informação entre as ONGD portuguesas no país e algumas ONG de São Tomé e Príncipe apoiadas pela Cooperação Portuguesa.
A sessão de balanço de três anos do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) e encerramento das Jornadas Científico-Pedagógicas 2022, com a entrega de certificados dos programas de formação contínua, permitiu que fosse efetuada, no último dia da visita - 8 de setembro de 2022 -, uma reflexão sobre a implementação do programa durante o período de extensão recentemente aprovado e a atuação futura da Cooperação Portuguesa no setor da educação.
Durante a missão, a Vice-Presidente do Camões, I.P. e a sua delegação puderam ainda participar na inauguração da exposição do artista plástico são-tomense Osvaldo Reis, no Camões - Centro Cultural Português em São Tomé.