Realiza-se hoje, dia 20 de janeiro de 2020, no Porto, a segunda aplicação da Prova de Comunicação Médica, no novo formato protocolado entre a Ordem dos Médicos e o Camões, I.P., abrangendo 9 candidatos.
Esta prova, que se realiza mensalmente, de forma alternada, nas instalações das Secções Regionais Sul, Norte e Centro da Ordem dos Médicos, tem como objetivo avaliar a capacidade de comunicação oral e escrita de médicos estrangeiros que tiraram o curso noutro país e que procuram inscrever-se na ordem portuguesa.
Não são avaliados a capacidade de formalização de diagnósticos nem conhecimentos teóricos, formais ou técnicos, incidindo a Prova apenas sobre conteúdo linguístico, nomeadamente sobre a capacidade de compreensão de comunicação com os doentes e entre pares.
No seu formato atual, uma parte da prova é realizada pelos candidatos na modalidade de e-assessment, na plataforma do Camões, I.P., sendo a parte de expressão e interação oral realizanda perante um júri que, além de médicos, incluiu um elemento do Camões, I.P.
A próxima aplicação decorrerá a 20 de fevereiro de 2020, em Coimbra, na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. É estimado que, anualmente, cerca de 120 candidatos realizem a prova de comunicação médica.