Terá lugar, de 20 a 27 de novembro de 2023, na cidade da Praia, em Cabo Verde, a segunda reunião da XXXII Missão de Avaliação Conjunta do Grupo de Apoio Orçamental (GAO) a Cabo Verde.
Portugal assumiu em 2023 a copresidência do GAO, conjuntamente com o Ministério das Finanças de Cabo Verde, com a responsabilidade de coordenar o processo que envolve os vários parceiros - Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, União Europeia, Luxemburgo e Espanha - em todas as sessões de trabalho.
Pelo lado de Portugal, a copresidência é assegurada pelo Centro Português de Cooperação da Embaixada de Portugal na Praia, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
O apoio anual de Portugal ao orçamento de Estado de Cabo Verde, no montante de 500 000 €, é regulado pelo Memorando de Entendimento assinado entre os dois países para o período 2022-2026 e destina-se a apoiar o setor da Segurança (Defesa, Administração Interna e Justiça), bem como o setor da Saúde. Nos últimos três anos, Portugal tem reforçado este montante, com vista a apoiar Cabo Verde a fazer face aos desafios que marcam a atualidade global, incluindo os decorrentes das crises pandémica, climática e de insegurança alimentar.