O Camões, I.P. esteve representado no Seminário internacional para implementação de um Mecanismo de Resposta Rápida para Educação superior em situação de emergência para uma maior, melhor e mais rápida resposta, promovido pela Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios em parceria com Estado Português, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, a 20 de janeiro de 2020.
A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, que participou em representação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, destacou na sua intervenção o apoio de Portugal ao trabalho da Plataforma através do apoio a bolsas de estudo de emergência para estudantes universitários sírios.
Recentemente, o ACNUR anunciou o objetivo de, até 2030, alargar o acesso, ao ensino superior, a 15% dos refugiados contra os atuais 3%. O Mecanismo de Resposta Rápida para o Ensino Superior em Emergências (RRM), lançado pela Plataforma em colaboração com um leque variado de parceiros nacionais e internacionais, pretende concorrer para atingir esse objetivo.