Uma sessão dedicada a José Saramago vai decorrer a 16 de novembro, data do nascimento do escritor português, em Bratislava, na Eslováquia.
A sessão resulta da proposta da Fundação José Saramago de celebrar na data de nascimento do escritor um ‘Dia do Desassossego’.
A Secção de Estudos Portugueses da Universidade de Bratislava organiza assim nesse dia uma sessão dedicada à personalidade e à obra do Prémio Nobel da Literatura português no café Kút, Brašná Bašta, Bratislava, conhecido pela realização de eventos literários.
A sessão, planeada pela docente Martina Kamencova Lörinčíková, conta com a participação de outros docentes e estudantes de português e constará de breves alocuções sobre o escritor e da leitura de extratos de algumas das suas obras, em português e em eslovaco.
A secção de Português da Universidade de Bratislava promove depois, a 26 de novembro, a projeção do documentário José e Pilar, de Miguel Mendes, no espaço KC Dunaj, Nedbalova, em Bratislava.
A sessão e a exibição do filme visam a divulgação da personalidade de um escritor com algumas obras traduzidas em eslovaco.