Depois de Angola e São Tomé e Príncipe, a RTP-África e a RTP-Internacional associaram-se à campanha de comunicação para sensibilização e responsabilização dos cidadãos para a prevenção e luta contra o branqueamento de capitais, corrupção e tráfico de drogas, no âmbito do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED).
O processo de criação de toda a campanha resulta da participação e colaboração de todos os pontos focais do PACED nos PALOP e Timor-Leste.
A campanha, agora assumida também pela RTP-África e RTP-Internacional, pretende alcançar os seguintes objetivos:
- Aproximar os cidadãos da governação pública e da aplicação da justiça;
- Aumentar a confiança na atuação dos agentes públicos e na justiça criminal;
- Promover a eficácia e a qualidade da governação pública e da justiça;
- Reforçar os mecanismos de responsabilização dos agentes públicos e dos atores da justiça;
- Prevenir eventuais abusos;
- Apelar à cidadania ativa dos cidadãos para a aplicação de boas práticas nas áreas da prevenção e repressão da (i) corrupção; do (ii) branqueamento de capitais e do (iii) tráfico de estupefacientes;
- Aproximar os cidadãos do Estado, incutindo a ideia da necessidade de uma maior exigência de transparência e responsabilização na atuação dos agentes públicos e dos atores da justiça;
- Aumentar a responsabilidade e a consciência para com os próprios atos, os atos de terceiros com impacto coletivo/social, e para com as gerações futuras.
O PACED é um projeto financiado pela União Europeia, através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento, e cofinanciado e administrado pelo Camões, I.P., tendo como objetivo melhorar a capacidade dos PALOP e Timor-Leste em prevenir e lutar eficazmente a corrupção, branqueamento de capitais e crime organizado, especialmente o tráfico de estupefacientes.
Nos diferentes países parceiros, o PACED trabalha diretamente com os Tribunais Judiciais, as Procuradorias-Gerais da República, os Ministérios da Justiça e/ou do Interior, com as Polícias de Investigação Criminal, Bancos Centrais e Unidades de Informação Financeira.
Os spots televisivos que integram a campanha de comunicação foram produzidos com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade do Camões, I.P. e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.
Mais informações em: www.paced-paloptl.com