A partir do dia 22 de fevereiro de 2024, o Museu do Prémio Nobel, na capital sueca, passará a contar no seu acervo com os óculos usados por José Saramago nos últimos anos de vida.
Na cerimónia de doação, a Diretora do museu, Erika Lanner, receberá também de Pilar del Río, Presidente da Fundação José Saramago, um exemplar do álbum ilustrado “Saramago, os seus nomes”, da autoria de Alejandro Schnetzer e Ricardo Viel, no qual se descreve a trajetória do nobelizado português, designadamente os seus espaços, lugares, pessoas e criações. Será também doado um exemplar do título “Da Estátua à Pedra”, ensaio em que o escritor procede à análise crítica da sua própria obra e, ainda, uma fotografia de José Saramago captada pelo fotógrafo Fernando Peres Rodrigues, em 1997, na qual Saramago segura uma pedra que viria a integrar a sua coleção de pedras. Participam igualmente na cerimónia a Embaixadora de Portugal em Estocolmo, Sara Martins, assim como representantes dos institutos Camões, I.P. e Cervantes.
Neste âmbito, estão ainda previstas decorrer a exibição do documentário “José e Pilar”, em espaço do Instituto Cervantes de Estocolmo - onde se deslocará o realizador Miguel Gonçalves Mendes -, bem como, no dia seguinte, a 23 de fevereiro, um seminário sobre estudos ibéricos, na Biblioteca del Instituto Nórdico de Estudios Latinoamericanos da Universidade de Estocolmo, com a participação de António Sáez Delgado.
A iniciativa conta com a organização da Embaixada de Portugal na Suécia, do Instituto Cervantes em Estocolmo e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.