Realizou-se no dia 22 de janeiro de 2020 a apresentação do documentário Henrique de Malaca - um Malaio e Magalhães, de Pedro Palma, no auditório principal da Siam Society, em Banguecoque, com a presença do realizador português, do produtor malaio Tan Sri Ali Rustam e outras entidades envolvidas na génese e desenvolvimento da produção, como Joseph Sta. Maria, membro ativo da comunidade luso-malaia. O Embaixador da Malásia na Tailândia, Dato' Jojie Samuel, esteve igualmente presente.
No documentário, o realizador foca-se na figura real de Henrique de Malaca, o servo, depois discípulo e companheiro de Fernão Magalhães, no contexto da primeira viagem de circum-navegação do mundo entre 1519 e 1522. Pedro Palma, através de entrevistas a historiadores e investigadores portugueses, espanhóis, malaios, argentinos e filipinos, apresenta a vida de Henrique de Malaca, seguindo os passos deste homem que se tornou amigo e intérprete de Magalhães e acompanhou a viagem desde a sua conceção à sua concretização.
O documentário, realizado a pedido da Fundação malaia Yayasan DMDI, aborda a possibilidade de Henrique ter sido o primeiro homem a completar a circum-navegação do mundo, ao ter regressado a Malaca (de onde partira uns anos antes) após a morte de Fernão Magalhães na batalha de Cebu, nas Filipinas.
Este evento, organizado pela Embaixada de Portugal e o Camões - Centro Cultural Português em Banguecoque, em colaboração com a Siam Society, integrou as celebrações do V aniversário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e contou com a presença de 290 pessoas que participaram ainda na receção oferecida antes do evento e na sessão de perguntas e respostas após a exibição, e mesmo depois desse momento, em conversas com o realizador e as entidades malaias presentes.
O documentário, em português e inglês, legendado em tailandês, foi aplaudido com bastante entusiasmo e originou reações deveras positivas por parte da audiência.