A peça de teatro “A Cozinha da Minha Mãe”, escrita pelo tailandês Chaturachai Srichanwanpen e dirigida pela tailandesa Pattarasuda Anuman Rajadhon, foi a vencedora do prémio de "Melhor Argumento Original", atribuído pela International Association of Theatre Critics, entidade responsável pela nomeação e atribuição dos Prémios IATC de Dança e Teatro da Tailândia. A cerimónia de atribuição de prémios relativos ao ano de 2019 teve lugar no dia 26 de agosto de 2020.
Esta peça foi especialmente encomendada pela Embaixada de Portugal e pelo Camões - Centro Cultural Português em Banguecoque, para marcar o encerramento da celebração, em 2018, do 500.º Aniversário do Primeiro Pacto de Amizade e Comércio entre Portugal e a Tailândia. A ante-estreia teve lugar nos dias 13 e 14 de dezembro de 2018, na Residência do Embaixador de Portugal em Banguecoque, e a estreia oficial decorreu em fevereiro de 2019, com várias sessões abertas ao público em geral.
A peça, em tailandês com legendas em inglês e português, apresenta uma visão contemporânea do legado português na Tailândia, abordando questões como a influência da gastronomia portuguesa ainda hoje visível na cozinha tailandesa, as relações históricas de amizade iniciadas há mais de 500 anos e outras curiosidades.
Desde a sua ante-estreia que a peça recebeu calorosas críticas, tendo sido recebida com muito sucesso pelo público e pelos agentes artísticos locais. Todas as sessões tiveram sempre lotação esgotada tanto em Banguecoque como em Chiang Mai, onde se deslocou em itinerância.
A atribuição deste prémio à peça é o reconhecimento de uma iniciativa inédita que tão bem articulou as potencialidades da história comum entre Portugal e a Tailândia com o contexto artístico local.
Esta iniciativa teve como parceiros Indorama Ventures, Minor Group, Fundação Calouste Gulbenkian, Nuni Productions e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. .