Terminou, no dia 17 de setembro de 2021, a Formação em IBM i2 Analyst Notebook, destinada a seis técnicos da Procuradoria-Geral da República de São Tomé e Príncipe, no âmbito do PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste.
A formação, necessária para a operacionalização do equipamento e software informático de análise fundamentais para o combate à criminalidade organizada, designadamente, ao branqueamento de capitais, teve duração de cinco dias.
A entrega do equipamento e software informático à Procuradoria-Geral da República de São Tomé e Príncipe decorreu à margem do XVIII Encontro de Procuradores-Gerais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que teve lugar nos dias 23 e 24 de agosto de 2021.
O Analist Notebook é um produto utilizado por diversas entidades, como forças de segurança, serviços de inteligência e empresas, como ferramenta auxiliar no combate a fraude e à corrupção.
O PACED tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular o tráfico de estupefacientes.
Com duração até dezembro de 2021, o PACED (www.paced-paloptl.com) dispõe de um orçamento global de 8,4 milhões de euros, financiado através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento da União Europeia, e cofinanciado e gerido pela Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.