Teve lugar, no dia 1 de dezembro de 2020, em Díli, a cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento, entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC) de Timor-Leste, para entrega oficial das chaves do edifício reabilitado da antiga casa da administração portuguesa em Maubara.
O Memorando de Entendimento foi assinado pelo Embaixador de Portugal em Díli e pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Democrática de Timor-Leste. Seguiu-se o ato de assinatura do termo de entrega do MNEC ao Ministério do Turismo, Comércio e Indústria de Timor-Leste, autoridade competente pelas diligências conducentes à futura concessão do edifício para fins de exploração turística.
A antiga casa da administração portuguesa em Maubara foi reabilitada pela Cooperação Portuguesa, no âmbito do Programa Mós Bele, preservando as caraterísticas arquitetónicas e culturais originais do edifício e dotando-o de infraestruturas modernas, aptas a transformá-lo na futura Pousada de Maubara. O princípio que norteou a Cooperação Portuguesa foi o desenvolvimento de um conceito integrado de promoção e qualificação do Turismo de Timor-Leste, tendo por base critérios de responsabilidade cultural, social e ambiental.