Decorreu, no dia 15 de setembro de 2020, no Centro Agroflorestal da Quinta Portugal, localizado no Município de Aileu, um Evento de Promoção de Melhores Tecnologias de Processamento de Café e da Produção de Cafés Especiais, organizado pelo Projeto Quinta Portugal em parceria com a Associação Café Timor (ACT) e o Centro de Treinamento e Recursos de Aileu.
O Evento, que reuniu 200 participantes, contou com a presença do Embaixador de Portugal em Timor-Leste, do Administrador do Município de Aileu, do Diretor-Geral das Florestas, Café e Plantas Industriais e do Presidente da ACT.
Durante toda a tarde as conversas giraram em torno do café, foram feitas demonstrações de provas de café, provados os 3 melhores cafés dos produtores de Aileu apoiados pela Quinta Portugal durante o ano de 2020, apresentados vídeos didáticos e premiados com certificados os melhores produtores de café de 2020 em Aileu.
A colheita selecionada e o processamento cuidado, aliados aos fatores naturais de qualidade do café de Timor, permitem atingir níveis de qualidade de excelência na bebida, designados pelos especialistas por cafés especiais. Vários dos cafés preparados pelos produtores apoiados pelo Projeto Quinta Portugal conseguiram alcançar o nível de cafés especiais nas provas realizadas pelo laboratório da ACT. Os cafés especiais são muito procurados no mercado internacional sendo pagos com preços muito superiores aos dos cafés comuns.
Assegurar, no curto prazo, que todos os produtores de Aileu têm acesso ao conhecimento das melhores técnicas de processamento de café e facilitar a ligação a mercados de café especial são objetivos do Projeto Quinta Portugal.
Mais informação: https://www.facebook.com/QuintaPortugalAileu