Teve lugar no dia 27 de novembro de 2023, pelas 10h00, um exercício treino de salvamento com a Escola de Autoridade Marítima e formados do SWAIMS, com saída na Doca da Marinha.
Esta ação decorreu no âmbito do curso de Formadores do Programa SWAIMS – Support to West Africa Integrated Maritime Security que se encontra a decorrer até final de novembro de 2023, nas escolas de formação da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, em Lisboa, e consistiu na retirada de bordo de dois elementos sinistrados. O exercício contou com a participação de um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa e uma embarcação semi-rígida da Escola da Autoridade Marítima.
Estiveram presentes o Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, major-general Nuno Lemos Pires, a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Ana Fernandes, o Coordenador do Projeto SWAIMS, comodoro Nuno Cortes Lopes e o Diretor da EAM, capitão-de-mar-e-guerra Carvalho de Oliveira.
O curso conta com a participação de 36 formandos de 12 países costeiros da região do Golfo da Guiné beneficiários do Programa (Benim, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Conacri, Libéria, Senegal, Nigéria, Serra Leoa e Togo).
Tendo como objetivo dotar os formandos de competências específicas para a utilização segura e eficiente de embarcações de fiscalização em diversos tipos de missões, o curso compreende a formação em técnicas de formação, em ações de busca e salvamento marítimo, na operação e manutenção daquele tipo de embarcações e na realização de ações de fiscalização da pesca e de combate à criminalidade marítima, incluído a recolha, tratamento e preservação de provas forenses.
O SWAIMS é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente de Resposta Operacional da Aplicação da Lei e Gestão do Estado de Direito no Mar é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., sendo também cofinanciada e implementada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.
Fotos: © Autoridade Marítima Nacional