A Polícia Científica de Investigação Criminal (PCIC) de Timor-Leste recebeu, no dia 17 de setembro de 2020, na sua sede em Díli, o terceiro lote de material de laboratório com vista ao reforço da sua capacidade de atuação na prevenção e combate à criminalidade organizada.
O material, no valor de 7 mil euros, que inclui produtos de laboratório fundamentais para a realização de perícias, foi entregue pelo Embaixador da União Europeia (UE) em Díli, Andrew Jacobs, e pelo Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, ao Diretor Nacional da PCIC, Vicente de Brito.
Na cerimónia de entrega, o Embaixador da UE em Díli destacou o papel do PACED nas capacitações e formações de quadros timorenses. O Embaixador de Portugal em Díli frisou que a modernização da PCIC constitui um instrumento crucial para a consolidação do Estado de Direito democrático em Timor-Leste.
Os dois primeiros lotes de material de laboratório foram entregues à PCIC em setembro de 2019 e em fevereiro de 2020.
A iniciativa foi promovida no âmbito do PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, que tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nestes países, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.
Com duração até dezembro de 2020, o PACED tem um orçamento de 8,4 milhões de euros (7 milhões financiados pela União Europeia ao abrigo do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento e 1,4 milhões de euros pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.), dos quais 8,05 milhões de euros administrados diretamente pelo Camões, I. P..