Reforçar a eficácia da cooperação para o desenvolvimento é hoje mais importante do que nunca, face ao impacto da atual crise pandémica que contribuiu já para reverter os progressos alcançados na última década. As necessidades humanitárias e de desenvolvimento aumentaram de forma dramática e os recursos para fazer face a essas necessidades crescentes são limitados. Torna-se vital assegurar um maior impacto das ações de cooperação desenvolvidas por todos os atores do desenvolvimento.
Os princípios basilares da eficácia da cooperação para o desenvolvimento (“Princípios de Busan”) são:
- Apropriação: o processo de desenvolvimento é liderado pelos países parceiros no sentido de maximizar o impacto dos recursos disponíveis na concretização de prioridades nacionais.
- Resultados: os esforços de desenvolvimento têm impacto na redução da pobreza e no reforço de capacidades nacionais.
- Parcerias inclusivas: todos os atores do desenvolvimento se envolvem e participam no planeamento e implementação reconhecendo as suas mais valias específicas e complementaridades.
- Transparência e prestação de contas: a transparência como base de responsabilização entre doadores e beneficiários e entre governos e cidadãos é fundamental para a obtenção de resultados.
Para saber mais, consultar aqui o site da Parceria Global para uma Cooperação para o Desenvolvimento Eficaz (GPEDC).
O vídeo está disponível em: https://vimeo.com/522435586/78e7504abe