De 7 de dezembro de 2016 a 14 de fevereiro de 2017 estará em exibição na galeria a céu aberto da Cidade Velha de Montevideu a exposição “Nynhã Aba. Coração de Índio”, de Ângela Ferreira, que conta com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões, I.P.
Inaugurada no âmbito das Jornadas de Fotografia do Centro de Fotografia de Montevideu, que decorrem de 4 a 7 de dezembro na Câmara Municipal daquela cidade, a mostra é fruto da conceção de um livro da artista resultado de um processo de investigação sobre as comunidades indígenas e caboclas do nordeste do Brasil.
Este projeto tem como objetivo criar uma experiencia artística visual mediante um trajeto poético de investigação, reforçando a intenção de valorar uma estética afetiva diante da fotografia. Esta narrativa é contada através de representações simbólicas dos acontecimentos, das lendas e das cenas da história indígena, imaginada e reinventada.
Nas Jornadas de Fotografia, este ano dedicadas à temática “Fotografia em Trânsito”, Ângela Ferreira dinamiza ainda um workshop sobre práticas curatoriais no meio fotográfico e dará uma palestra intitulada “O coração do fotógrafo e a frenética evolução dos suportes”.