De 29 de março a 7 de abril de 2018, decorrerá na Cinemateca Uruguaia o 36.º Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai (FCIU) durante o qual serão exibidos 9 filmes portugueses, dois dos quais estarão em competição durante o evento.
“Coração Negro” de Rosa Coutinho Cabral competirá na categoria “Competição Ibero-americana de Longas-metragens”, “Djon África” de Filipa Reis e João Miller Guerra e “Era uma vez Brasília” de Adirley Queirós na “Competição Internacional de Longas-metragens”, “Encontro Silencioso” de Miguel Clara Vasconcelos na “Competição Novos Realizadores” e o filme de Susana de Sousa Dias, “Luz Obscura”, encontra-se nomeado na categoria “Competição de Filmes de Direitos Humanos”.
“Amor Amor” de Jorge Cramez, “Dia 32” de André Valentim Almeida, “Era uma Vez Brasília”, “Ordinary Time” de Susana Nobre e a curta-metragem “O Segredo da Casa Fechada” de Teresa Garcia completam o programa português para esta edição do FCIU.
Durante esta edição serão projetados cerca de 200 filmes de 50 países. O FCIU é um dos principais certames cinematográficos da América Latina e é apoiado há mais de doze anos pelo Camões, I.P. e pela Embaixada de Portugal em Montevideu.