O 2.º Encontro Virtual de Escritores Lusófonos, que decorreu entre 14 e 20 de dezembro de 2021, teve como grande objetivo a aproximação de sete autores contemporâneos ao público venezuelano.
Organizada pela Embaixada de Portugal em Caracas e pela Coordenação de Ensino Português na Venezuela, esta edição assinalou os “Cem anos do nascimento de José Saramago”, Prémio Nobel de Literatura. Para falar do autor, foi convidada Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago e viúva do escritor.
O evento contou ainda com a participação de seis escritores e intelectuais contemporâneos de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Portugal, Timor-Leste e Venezuela. Participaram no encontro, o escritor luso-angolano Vitor Burity da Silva, o escritor e dicionarista timorense Luís da Costa, o escritor e músico guineense Ernesto Dabo e a escritora brasileira Nélida Piñón, que já conquistou vários prémios, incluindo o Prémio Virgílio Ferreira.
A diversidade dos autores convidados pretendeu apresentar ao público bons exemplos de escrita contemporânea em língua portuguesa, junto de criadores que já contam com importantes reconhecimentos.
O 2.º Encontro Virtual de Escritores Lusófonos foi transmitido pelos canais da Coordenação de Ensino Português na Venezuela, do semanário de expressão portuguesa Correio da Venezuela, do Festival Literário Internacional de Caldas (Flipoços, no Brasil) e da Porto Editora, além da página da Embaixada de Portugal na Venezuela (Facebook).
Esta iniciativa contou com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., do Instituto Português de Cultura, do Flipoços, da Porto Editora e da Fundação José Saramago.
Pode rever este Encontro aqui.