O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. / Coordenação do Ensino Português na Venezuela (CEPE-Venezuela) iniciou no dia 2 de setembro de 2023 a implementação do projeto “Digitalização EPE”, com a entrega, a professores e alunos do Centro Português de Caracas, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, num total de 27 equipamentos informáticos com acesso a conteúdos digitais de apoio ao ensino e aprendizagem do Português.
O projeto “Digitalização EPE”, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência de Portugal, pretende qualificar o EPE (Ensino Português no Estrangeiro), não só nos vários níveis em que o Camões, I.P. intervém (básico, secundário e superior), como também nas suas várias valências.
Este projeto representa uma forte aposta na transição digital do Ensino Português no Estrangeiro, promovendo o desenvolvimento de um ecossistema educativo digital de conteúdos, ferramentas, serviços, plataformas digitais e equipamentos, que permitirá acelerar os processos pedagógicos, didáticos, capacitando docentes e discentes para novas formas de ensino colaborativo e digital, em modelos presenciais, online ou híbridos.
A implementação do projeto iniciou-se no dia 2 de setembro de 2023, com a distribuição aos alunos dos cursos extracurriculares de língua portuguesa do Centro Português de Caracas, cujos encarregados de educação manifestaram interesse em receber o equipamento, a título de empréstimo. Posteriormente serão realizadas outras entregas pela CEPE Venezuela, em articulação com o Camões, I.P. e com a rede diplomática, em Caracas, durante o corrente ano de 2023.
Convocando igualmente parte da rede de centros culturais e de língua, o projeto "Digitalização EPE" visa ainda a qualificação de unidades de apoio à investigação e à promoção de comunidades de prática, através da criação de espaços digitais e de salas de aula digitais.
Assim, a partir da distribuição de equipamentos digitais por alunos e professores permite-se: a conceção, desenvolvimento e disponibilização de plataformas de criação, partilha e acesso a conteúdos digitais dirigidos para alunos do Ensino Português no Estrangeiro (Português Língua de Herança e Português Língua Estrangeira), incluindo manuais e certificação das aprendizagens; o alargamento do âmbito e da qualidade de experiências centradas na exploração formativa, informativa e criativa de conteúdos em e sobre língua e a cultura portuguesas; a incorporação, na dimensão do ensino da língua portuguesa no quadro do EPE, de ferramentas no âmbito da inteligência artificial, que apoiem e alavanquem a intervenção do formador, apoiem a construção de materiais dinâmicos e estimulem a autoaprendizagem; e a criação de redes colaborativas que, focando-se na relação aluno-aluno, promovam interações criativas entre a dimensão física / presencial e a digital / não presencial.
O projeto prevê atingir cerca de 22 500 alunos dos cursos extracurriculares promovidos pelo Camões, I.P. na Alemanha, Andorra, Espanha, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França, Reino Unido, Suíça, África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América e Venezuela.