Portugal acolheu, pela primeira vez, o Congresso Ibero-Americano de Cultura cuja oitava edição foi dedicada ao tema “Cultura, Cidadania e Cooperação”. De 15 a 17 de novembro de 2023. Com 14 ministérios da cultura do espaço ibero-americano representados e a participação de mais de 45 oradores e especialistas de 22 países, este evento teve o objetivo de oferecer uma visão ampla e representativa da cultura na região ibero-americana.
A sessão inaugural do Congresso teve lugar no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém e contou com as intervenções institucionais do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Secretário-Geral Ibero-Americano, Andrés Allamand, o Secretário-Geral da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), Mariano Jabonero e o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. A sessão inaugural terminou com uma conferência magistral protagonizada por António Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, na qual reforçou que “se queremos afirmar a cultura como bem público mundial, então teremos que fazer um esforço para a publicar e tornar acessível”. Sampaio da Nóvoa declarou ainda que a cultura tem de ser considerada um direito, ao lado de novos direitos humanos como o direito à Terra, ao mundo Digital, à Mobilidade, à Diversidade e à Longevidade.
A Presidente do Camões, I.P., Ana Fernandes, participou na sessão plenária do segundo dia dedicada à “Inovação e Cidadania”. A tónica foi a necessidade de encontrar os caminhos para responder ao desafio de tornar a cultura um bem efetivamente acessível, através da mudança natureza das instituições e da criação de políticas públicas eficazes, tendo a Presidente do Camões, I.P. defendido a necessidade de olhar para a cultura como potenciador do desenvolvimento pessoal.
Ainda no segundo dia do congresso, a Organização de Estados Ibero-americanos apresentou um Comité de Peritos de Cultura, que contribuirá para reforçar as iniciativas de cooperação cultural na Ibero-América, com 12 peritos culturais de renome, provenientes de 8 países da Ibero-américa, escolhidos pelas suas longas e distintas carreiras.
No terceiro dia do congresso, Ambiente, Educação e Construção da Paz foram os grandes temas de debate. Este dia arrancou com uma sessão de boas-vindas protagonizada pela Presidente do Camões, I.P., Ana Fernandes, que destacou o nexo cultura, desenvolvimento e cidadania, numa lógica de multilateralismo sustentável e de construção para a paz, e pela Diretora do Escritório da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, que reforçou esta ideia afirmando que a cultura, enquanto elemento agregador, deve reger-se sempre por princípios éticos e com o objetivo de garantir o total respeito pelos direitos humano.
Na cerimónia de encerramento da oitava edição do congresso foi anunciado que o Chile receberá o IX Congresso Ibero-Americano de Cultura em 2025. Neste terceiro e último dia de evento estiveram também em destaque as conclusões e recomendações extraídas das várias sessões do programa. O Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, a escritora Alice Vieira, que este ano recebeu o Prémio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e aproveitou a oportunidade para falar de literatura, jornalismo e do papel fundamental que ambos tiveram na sua vida, e o Diretor-Geral da CPLP, Armindo Brito Fernandes, participaram na sessão de encerramento.
O VIII Congresso Ibero-Americano de Cultura foi uma iniciativa conjunta do Ministério da Cultura de Portugal, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Secretaria-Geral Ibero-Americana e da Organização de Estados Ibero-Americanos, com o apoio do Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação de Espanha e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, Universidade de Coimbra, ISCTE, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto e CEComp e parcerias media com a RTP, Agência EFE e Red Televisión América Latina.
Mais informações sobre o congresso em: https://congresoiberoamericanodecultura.org/.
Pode rever as sessões no canal de Youtube do congresso: //www.youtube.com/@congresoiberoamericanodecu7984
Fotos © OEI