Os Ordenadores Nacionais do FED dos PALOP e Timor-Leste e a União Europeia reuniram-se em Maputo a 8 de março de 2019 para discutir o presente e o futuro do Programa Indicativo Regional dos PALOP e Timor-Leste, no âmbito do Fundo Europeu para o Desenvolvimento (FED). O Camões, I.P. esteve representado através do seu Vice-Presidente, Gonçalo Teles Gomes.
O encontro foi antecedido por uma reunião técnica a 7 de março, onde participaram elementos dos serviços de Ordenadores Nacionais ou representantes dos PALOP e Timor-Leste, bem como representantes das Delegações da União Europeia nos PALOP e Timor-Leste, e dos serviços da DEVCO.
Nesta reunião, os pontos de agenda passaram pela discussão de projetos novos e em curso do programa indicativo regional do FED.
O Camões, I.P. assegurou a apresentação do novo projeto PROCULTURA, financiado pela União Europeia e gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P., que tem por objetivos a criação de emprego e rendimento nos setores culturais e será implementado entre 2019 e 2023.
Foi também efetuado o ponto de situação do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED), projeto cofinanciado pela União Europeia (no montante de EUR 5 milhões através do 10.º FED) e cofinanciado e administrado pelo Camões, I.P. (em EUR 1,4 milhões).
Neste ponto, os representantes dos PALOP e Timor-Leste e da União Europeia assinalaram os bons resultados alcançados pelo projeto até à data.