Uma mostra fotográfica do moçambicano António Cossa vai estar patente a partir de 13 de dezembro na sala de exposições do Centro de Língua Portuguesa/Camões IP em Praga, na República Checa.
A exposição, intitulada Sementes, é o resultado de um período de trabalho que o fotojornalista desenvolveu no seio do povo maconde, uma etnia do norte de Moçambique.
O objetivo foi «documentar os hábitos e costumes deste povo reconhecido pelas suas fortes preocupações estéticas e dotado de capacidades artísticas singulares», nas próprias palavras do autor.
António Cossa captou com a sua objetiva uma série de atos ligados aos ritos de passagem e de iniciação à vida adulta, destacando-se a dança tradicional designada por Mapico. Danças, preparação de máscaras, trajes e acessórios utilizados nesta festa tradicional foram fixadas pelo jovem fotógrafo.
Foto-jornalista moçambicano residente em Praga, formado em fotografia documental, jornalismo literário e cinema, António Cossa trabalha desde 2003 com o objetivo de contar histórias através da objetiva, captando emoções, culturas, hábitos e costumes de diferentes povos.
-