Teve lugar em Brasília, entre os dias 17 e 18 de julho de 2017, a XXXV Reunião Ordinária dos Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde o Camões, I.P. esteve representado pela Diretora de Serviços da Cooperação, Sandra Magalhães.
Nesta reunião, os Pontos Focais de Cooperação dos Estados-membros da CPLP continuaram a reflexão sobre a melhoria dos métodos de trabalho, o reforço da coordenação com diversos atores e o papel da Cooperação da CPLP no quadro da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Os Pontos Focais de Cooperação debateram formas de operacionalizar a Nova Visão Estratégica da CPLP (2016-2026) e formas de reforçar a cooperação com os Observadores Associados. Foi ainda debatida a preparação de um seminário sobre governação e gestão da Cooperação da CPLP e efetuado um ponto de situação sobre a execução técnica e financeira do Plano Indicativo de Cooperação da CPLP e do Fundo Especial da CPLP em 2017.
Foi também proposta para aprovação do XXII Conselho de Ministros da CPLP, a resolução sobre o Reforço da Capacidade de atuação dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP.
Foram ainda prestadas informações sobre as Reuniões Ministeriais Setoriais que terão lugar em 2017 e 2018; a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP; a IV Conferência Global sobre Trabalho Infantil, que se realizará na Argentina, entre os dias 14 e 16 de novembro; a Campanha da CPLP “Juntos contra a Fome”; o VIII Fórum Mundial da Água, que decorrerá em Brasília, no próximo ano; o Seminário do Segmento Lusófono da Parceria para a Medição, Reporte e Verificação, que se realizou em junho, na sede da CPLP e a V Conferência da CPLP sobre Governo Eletrónico, a ter lugar no II Semestre 2017.