A SEGIB está a contratar um/a Técnico/a de apoio Fundo de Cooperação Triangular de Portugal, Direção de Administração e Recursos Humanos.
Prazo de apresentação de candidaturas: 7 de maio de 2024, até às 13h00 (de Espanha)
A Conferência Ibero-Americana, iniciada em 1991, é um importante fórum que reúne países da América e da Europa com laços linguísticos em espanhol e português. A criação da SecretariaGeral Ibero-Americana (SEGIB) em 2004 reforçou este vínculo, proporcionando um quadro institucional e técnico para fomentar a cooperação nos âmbitos político, económico, social e cultural entre os Estados membros.
A cooperação triangular representa uma estratégia fundamental para o desenvolvimento sustentável global, permitindo que países com diferentes níveis de desenvolvimento partilhem conhecimentos, recursos e experiências. Esta modalidade alinha-se com os princípios da Agenda 2030 e promove parcerias inclusivas que refletem um compromisso com a solidariedade internacional e o progresso coletivo. Através desta cooperação, não se procura apenas alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas também reforçar as relações entre as nações e promover um sentido de comunidade global. A assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo da República Portuguesa e a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) representa um passo significativo na promoção da cooperação internacional. Este acordo, contemplado com dotação financeira, estabeleceu as bases para a criação de um Fundo de Cooperação Triangular que visa fomentar a colaboração entre Portugal, a América Latina e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O principal objetivo do fundo é que as partes congreguem esforços para encontrar soluções conjuntas para problemas nas diferentes áreas estratégicas de desenvolvimento refletidas nos ODS. Na primeira fase, foi lançado um concurso público para a adjudicação de projetos e iniciativas de cooperação triangular em domínios como: educação, saúde, igualdade de género, mudanças climáticas, segurança alimentar, cultura, coesão social, transformação digital e educação para o desenvolvimento, nos países ibero-americanos e nos PALOP.
Para a gestão do trabalho adicional que será realizado no âmbito deste Fundo de Cooperação Triangular, a SEGIB necessita de reforçar a sua Direção de Administração e Recursos Humanos com a ajuda de um posto de técnico de apoio que assegure uma gestão eficiente e transparente dos recursos, garantindo que cada passo se realiza de acordo com os mais elevados padrões de responsabilidade e equidade.
CÓDIGO: MA-007-2024
UNIDADE: Direção de Administração e Recursos Humanos
POSTO DE TRABALHO: Técnico/a de projeto
TIPO DE POSTO DE TRABALHO: Funcionário/a para projeto. Nível T-3.3
Nº DE VAGAS A CONCURSO: 1
Mais informações aqui.