“A Língua Portuguesa no mundo globalizado” em debate no “Camões dá que falar” com Domício Proença Filho

Camões, I.P. – 31 de outubro de 2018, 18h00

Domício Proença Filho, antigo presidente da Academia Brasileira de Letras, é o próximo orador convidado do ciclo de conversas “Camões dá que falar”. A sessão terá lugar no dia 31 de outubro de 2018, às 18h00, no Auditório do Camões, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa).

A conversa decorrerá em torno do tema: “A Língua Portuguesa no mundo globalizado”.

Domício Proença Filho, antigo Presidente da Academia Brasileira de Letras, é professor e investigador em língua portuguesa e literatura brasileira. Completou o bacharelato e licenciatura em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, é Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor de Língua Portuguesa de vários estabelecimentos incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica da mesma cidade. Lecionou também na Universidade de Colónia, na Universidade de Tubingen e na Escola de Aachen, na Alemanha. É membro da Academia Brasileira de Letras, do Real Gabinete Português de Leitura e da Academia das Ciências de Lisboa, entre outras entidades culturais. Galardoado com vários prémios e distinções, entre os quais o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Clermont-Auvergne. Possui mais de 60 livros publicados, entre eles, o recente “Muitas línguas, uma língua - a trajetória do português brasileiro”.

A entrada é livre e aberta à comunicação social.

Sobre o Camões dá que falar
O “Camões dá que falar” é uma iniciativa do Camões, I.P.. Com um orador convidado por mês, o Camões abre as suas portas à sociedade civil e pretende tornar-se palco de discussões e debates, num registo informal e inclusivo, de modo a estimular a troca de ideias com a participação ativa da audiência.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo MNE que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Gabinete de Documentação e Comunicação

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

T: 21 310 91 00