Ana Trincão é a artista vencedora da Residência Artística em Dança, na cidade da Praia, em Cabo Verde

Ana Trincão é a artista vencedora da 3ª edição do programa de Residência Artística em Dança, a realizar de 1 a 30 de novembro de 2019, na cidade da Praia, em Cabo Verde. 

Criado ao abrigo do protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, IP), o programa destina-se a coreógrafos e bailarinos de nacionalidade portuguesa em início de carreira, com residência oficial na área territorial do concelho de Lisboa ou que aí se encontrem a viver, estudar e/ou trabalhar e que pretendam desenvolver um projeto de criação artística na área da dança, coerente com o seu percurso artístico e pertinente na proposta de relação com a cidade da Praia, em Cabo Verde.

O júri constituído por João Fiadeiro (especialista na área da dança, convidado), Anick Bilreiro (CML) e Maria João Pinto Correia (Camões, IP) decidiu por unanimidade selecionar a candidata Ana Trincão, por considerar a proposta mais bem estruturada e consolidada, firmada também na experiência enquanto intérprete e coreógrafa, destacando ainda a coerência da proposta de trabalho a desenvolver, fortemente ligada a Cabo Verde, a qual considera cumprir com o perfil e objetivos definidos para a Residência Artística.

Ana Trincão (Lisboa, 1981) é coreógrafa. Ana Trincão é doutoranda em Estudos Culturais na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa e na Universidade de Copenhague. Possui um B.A. em Artes Visuais pela Escola Superior de Artes e Design em Caldas da Rainha (ESAD.CR) (1999/2004), mestrado em Soda em Dança pelo Centro Interuniversitário de Dança de Berlim (HZT-UDK-HSF) (2010/2012), onde conduziu uma pesquisa sobre relações corporais e sonoras - “Tornar visível o invisível”. Em 2005/2006 frequentou o Curso de Pesquisa Coreográfica do Fórum Dança no Porto. Ana Trincão foi bolseira do DanceWEB no Impulstanz Festival, artista convidada no projeto “Pointe to Point”, organizado pela ASEF e Alkantara em Lisboa (2009) e artista residente no 4 AIR Ibero-American no México (2011). É membro do grupo de pesquisa artística Interferencias, com o qual publicou "El libro - Interferencias - The book" (2012). Fez parte do projeto Sowing Seeds na Índia, onde trabalhou com a comunidade feminina de Jetpur (2013). Em 2014, foi premiada com a residência de pesquisa E: dança repensadora profissional. Como intérprete, trabalhou com Miguel Pereira (2006), Carlos Silva (2007), Cláudia Dias (2010) Urândia Aragão (2009), Tamara Cubas (2013), Vera Mantero (2014), Gustavo Ciríaco (2015-2017) e James Hewit (2016). O trabalho de Ana Trincão, cruza dança e artes visuais e já foi apresentado em Portugal, Espanha, Alemanha, Índia, México, Brasil, Roménia e Colômbia. Atualmente, trabalha com o coletivo de som de Lisboa "SAS Radio Orkestra", com o "Choreographic Radio" de Berlim e na criação de um novo trabalho de performance específico para o site "Ância".

 

Ana Trincão será a artista em residência na cidade da Praia, em Cabo Verde, entre 1 e 30 de novembro de 2019.

+ info sobre a vencedora: https://cargocollective.com/anatrincao