Apresentação da Edição em Português do Relatório Perspetivas Económicas em África 2013

 

Apresentação da Edição em Português do Relatório Perspetivas Económicas em África 2013

O papel dos recursos naturais na transformação económica do continente

26 de junho de 2013 às 16:00, no Salão Nobre do Camões, IP

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em colaboração com o Centro de Desenvolvimento da OCDE, organiza a apresentação da Edição em Português do Relatório Perspetivas Económicas em África 2013, que terá lugar nas instalações do Camões IP (Palacete Seixas, Avenida da Liberdade, 270), amanhã, dia 26 de junho, pelas 16h00.

A apresentação do Relatório, que este ano é dedicado ao tema “O papel dos recursos naturais na transformação económica do continente”, será feita pelo Diretor do Centro de Desenvolvimento da OCDE, Mário Pezzini, seguindo-se um debate. A sessão é aberta à Comunicação Social.

O relatório   Perspetivas Económicas em África (African Economic Outlook) é publicado anualmente e resulta de uma parceria entre o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Centro de Desenvolvimento da OCDE, a Comissão Económica para África das Nações Unidas (UNECA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Trata-se de uma análise das perspetivas de desempenho económico do continente africano, que destaca as principais realizações e desafios a nível nacional e que fornece uma visão atual dos desenvolvimentos económicos que sustentam o progresso do continente.

Esta é a 12ª edição do Relatório, cuja edição em língua Portuguesa tem contado com o apoio financeiro de Portugal desde 2005.

Na edição de 2013, são sublinhados os progressos assinaláveis registados no continente africano ao longo da última década, prevendo-se que a economia africana registe um crescimento na ordem dos 4,8% em 2013 e 5,3% em 2014. Este crescimento económico decorre de uma maior estabilidade, da implementação de políticas macroeconómicas mais sólidas, do aumento de parcerias comerciais, entre outros fatores, com destaque para a expansão da produção agrícola, o crescimento dos serviços e o aumento da produção de petróleo e atividades de mineração.

Apesar deste progresso significativo, o relatório considera que são, contudo, necessários maiores esforços ao nível da integração económica, da criação de infraestruturas, da melhoria do ambiente de negócios e melhores instituições, bem como esforços adicionais em matéria de redução da pobreza, dada a persistência de elevadas taxas de desemprego, desigualdades sociais e mesmo a deterioração dos níveis de educação e saúde em alguns países.

O relatório Perspetivas Económicas em África 2013 defende, assim, que este é o momento para acelerar o processo de transformação económica do continente, sendo fundamental que os países africanos tirem maior partido dos recursos naturais existentes para acelerar o crescimento económico, que deve ser inclusivo e beneficiar o cidadão comum.

Contudo, o crescimento por si só não é suficiente para que este processo de transformação ocorra, sendo necessário que os países criem condições adequadas para permitir a transformação da riqueza natural existente em oportunidades, de emprego, de criação de atividade económica, de reforço do capital humano, entre outras.

Em ultima análise, transformação significa criar oportunidades – criação de emprego e de oportunidades de negócio – investir na saúde, na educação e na segurança. Maiores níveis de desenvolvimento humano podem também acelerar o processo de transformação económica, levando a um círculo virtuoso de crescimento e desenvolvimento.  

Para mais informação sobre a edição de 2013 do African Economic Outlook consultar: www.africaneconomicoutlook.org.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 25 de junho de 2013

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, nº3 – R/cº
1250-147 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 21 317 6718  | 21 317 6737