Camões, I.P. e Alliance Française assinam Acordo de parceria em Angola para implementação de um novo fundo de apoio ao setor cultural

No dia 12 de novembro de 2019, às 11h, no Centro Cultural Português em Luanda, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Alliance Française de Luanda assinam um Acordo para atribuir financiamentos ao setor cultural, no quadro do projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL, e apresentam os objetivos do Fundo DIVERSIDADE - Fundo para a Diversidade Cultural, Cidadania e Identidade.

O DIVERSIDADE é uma atividade do projeto PROCULTURA, a implementar em parceria com a rede de Institutos Culturais Europeus (EUNIC), entre 2019 e 2022. Trata-se de um instrumento permanente de financiamento e assistência técnica para pequenos projetos e iniciativas que possam contribuir para criar valor económico e reforçar a diversidade cultural nos PALOP e em Timor-Leste.

Será implementado em Luanda pela Alliance Française, através do lançamento de concursos públicos, e admite candidaturas nacionais ou plurinacionais de projetos, ou atividades, que possam contribuir para i) criação de emprego adicional e duradouro nos setores culturais e, ao mesmo tempo, para ii) reforçar a diversidade cultural e a cidadania através da cultura como valores sociais.

PROCULTURA é uma Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada também pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste, entre 2019 e 2023, com um orçamento total de 19,04 milhões de euros.