Maputo, 5 de novembro de 2020
Terá lugar a 5 de novembro de 2020, em Pemba, Cabo Delgado, o lançamento do projeto piloto, "+EMPREGO” - Promover o emprego e as parcerias público-privadas no sector do gás natural em Cabo Delgado" cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P.
Este projeto visa aumentar as oportunidades económicas da população de Cabo Delgado, e em particular dos jovens, contribuindo para a melhoria do acesso ao trabalho decente e do seu rendimento em atividades direta ou indiretamente relacionadas com a indústria do gás natural. O projeto pretende igualmente estimular Parcerias Público-Privadas com forte impacto no emprego e apoiará a certificação das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), visando o aumento da respetiva competitividade e a melhoria da empregabilidade dos jovens qualificados. O envolvimento do setor privado é considerado crucial para o êxito deste projeto-piloto.
O Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar e a Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, assinarão o Acordo, numa cerimónia que se realizará às 15h00, no Centro de Emprego e Formação Profissional do IFPELAC, em Pemba. O evento incluirá ainda uma sessão empresarial e contará com a presença de altos representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, da Secretaria de Estado para a Juventude e o Emprego de Moçambique, das Autoridades Provinciais, para além de representantes do setor privado, nomeadamente empresas e representantes da Câmara de Comércio Europeia (EUROCAM) e da Confederação das Associações Económicas (CTA), organizações internacionais e associações de juventude.
Este projeto nasce da parceria entre a União Europeia e o Camões, I.P. e representa um compromisso europeu com o desenvolvimento e estabilidade da província, tendo especialmente presente o agravamento da situação de segurança e humanitária na Província de Cabo Delgado.
Com este projeto deverão ser beneficiados 800 jovens moçambicanos dos 15 aos 25 anos, formandos e diplomados da educação profissional, 25% dos quais mulheres. Pelo menos 50% dos beneficiários finais devem estar empregados ou ter criado o seu próprio emprego, no final da Ação. Deverão ainda ser capacitados e certificados 35 micro, pequenos e médios empresários da cadeia de valor da indústria do gás natural, com operação em Cabo Delgado; 150 Dirigentes e equipas técnicas, a nível central, provincial e local dos Ministérios parceiros e 250 Diretores, gestores, professores, formadores, técnicos de formação e de emprego, orientadores profissionais e mentores presentes nos operadores da educação profissional.
Com uma duração de quatro anos (2020 – 2024), o +EMPREGO tem um orçamento global de 4,2 milhões de euros, 4 milhões de Euros financiados pela União Europeia ao abrigo do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento e 200 mil euros pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. que será responsável pela gestão do projeto.
Para mais informações, contactar:
Rui Miranda – Assessor de Imprensa, Embaixada de Portugal:
Valdimar Agostinho da Fonseca – Assessor de Imprensa, Delegação da UE: