4 de julho de 2021
Portugal disponibiliza a Moçambique 50.000 doses de vacinas contra a COVID-19, acompanhadas do material necessário para viabilizar a sua administração – seringas e agulhas, entre outros –, que chegam amanhã a Maputo e serão entregues às competentes autoridades moçambicanas pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.
A curto prazo, está previsto o envio de um segundo lote de vacinas semelhante, perfazendo um total de 100.000 doses.
Esta disponibilização decorre do compromisso político de disponibilizar aos PALOP e Timor-Leste pelo menos 5% das vacinas contra a COVID-19 adquiridas por Portugal, estando igualmente enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.
Após o envio de um primeiro lote, no passado mês de maio, para Cabo Verde, e um outro, já em julho, para Moçambique, este é o terceiro lote que Portugal envia. Ainda durante o mês de julho, seguirão novos lotes de vacinas para Angola, Guiné Bissau e Timor Leste.
A operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal em São Tomé, e do Ministério da Saúde, através da Direção Geral de Saúde, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.
[Comunicado Ministério dos Negócios Estrangeiros]