Lisboa, 31 de agosto de 2022
No âmbito da V Cimeira Bilateral entre Portugal e Moçambique, realizar-se-á no próximo dia 1 de setembro, pelas 16h00, na Biblioteca do Centro Cultural Português de Maputo, a apresentação dos projetos subvencionados pelo PROCULTURA em Moçambique. A cerimónia contará com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal e da Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, bem como do Embaixador de Portugal e do Encarregado de Negócios da União Europeia em Moçambique.
Em Moçambique estão em curso dez projetos subvencionados, implementados em cinco províncias – Maputo, Inhambane, Niassa, Cabo Delgado e Nampula – representando um valor global de 4 milhões de euros. Entre os dez, sete são coordenados por entidades moçambicanas. Está ainda em curso o projeto de desenvolvimento de um polo de criação artística contemporânea em Maputo. Estes projetos irão, ao longo dos próximos dois anos, contribuir para a criação de emprego no setor cultural nas áreas da Música, Artes Cénicas e Literatura Infanto-juvenil e, simultaneamente, promover a comercialização e internacionalização da produção artística dos PALOP e de Timor-Leste ao nível regional e internacional.
O PROCULTURA apoia 22 projetos subvencionados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Principe) e em Timor-Leste num total de 7,5 milhões de euros.
Estas atividades enquadram-se no PROCULTURA PALOP-TL – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste, um projeto de 19 milhões de euros, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian.