Sessão de Apresentação do Consórcio de Universidades que Estuda o Ensino do Português no Estrangeiro (CoRePLnM)

14 de dezembro de 2017

A criação do Consórcio de Reflexão para o Português Língua não Materna e Língua de Herança vai ser formalizada na sede do Camões, I.P., no dia 19 de dezembro de 2017, às 15h30. A sessão será presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

Para este projeto, o Camões, I.P conta com a parceria das universidades de Lancaster (Departamento de Linguística e de Língua Inglesa e ESRC – Centre for Corpus Approaches to Social Science), Tübingen (LEAD Graduate School & Research Network, Hector-Institut für Empirische Bildungsforschung e Departamento de Linguística) Lisboa (Centro de Linguística da Faculdade de Letras), Nova de Lisboa (Centro de Linguística), Porto (Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras) e Minho (Centro de Estudos Humanísticos do Instituto de Letras e Ciências Humana).

A Universidade de Lancaster será a responsável pelos projetos de investigação a desenvolver no âmbito do protocolo. O Centre for Corpus Approaches to Social Science (CASS), sedeado na Universidade de Lancaster e financiado pelo Economic & Social Research Council (ESCR), é um centro concebido para trazer um novo método ao estudo da linguagem - a abordagem do corpus – a um conjunto de ciências sociais.

Entre os objetivos de investigação do Consórcio está o estudo da motivação dos alunos e dos pais para a aprendizagem do português, mediante inquéritos e entrevistas, e o estudo e reflexão com vista à constituição do primeiro corpus de português língua de herança do mundo, a desenvolver ao longo de cinco anos - através da articulação das CEPE, rede oficial e rede particular, bem como através do contacto junto das missões diplomáticas no estrangeiro que contem com diáspora portuguesa e que não tenham estruturas de coordenação de ensino.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 14 de dezembro de 2017


Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tlf: 213 109 100