Senegal/Casamansa
«Kassoumaye?» («Tudo bem?»), perguntam-nos em Diola, como forma de saudação. «Kassoumaye kep» («Tudo bem»), respondemos. Estamos em Ziguinchor, a capital da Baixa Casamansa, a quase 500 quilómetros de distância de Dacar.
Número 137 · 8 de Abril de 2009 · Suplemento do JL n.º 1005, ano XXIX
A Baixa Casamansa, ou Casamansa marítima, é dominada pela cidade de Ziguinchor, capital de uma região que conta com os departamentos de Bignona, Oussouye e Ziguinchor. Na Alta Casamansa, as duas principais cidades são Sédhiou e Kolda, esta última a mais de 200 km de Ziguinchor, a caminho do interior do país. Sédhiou, tendo sido até há pouco tempo um departamento de Kolda, é agora capital de uma região administrativamente separada de Kolda.
O Português foi introduzido na Casamansa - e mais concretamente em Ziguinchor - em 1975, a nível do ensino secundário e, no início da década de 1980, no ensino médio.
Actualmente, há, nos ensinos público e privado das regiões de Ziguinchor, Sédhiou e Kolda, cerca de 110 professores e 15.000 alunos de Português, dos quais 70 docentes e 10.000 discentes se encontram na região de Ziguinchor. Um número de alunos e de professores superior ao observado no conjunto das oito restantes regiões do Senegal onde se aprende o Português.
Desde 1999
Nos primeiros anos, estas sessões de formação não se restringiam aos docentes da região da Casamansa, abrangendo os das regiões mais próximas (Tambacounda e Kaolack).
O aumento muito significativo do número de docentes levou a que, no corrente ano lectivo, o CLP-IC, em coordenação com as autoridades locais, organizasse duas acções de formação exclusivamente para os professores da Casamansa: uma em Ziguinchor e outra em Kolda.
A 6ª Acção de Formação Contínua para Professores de PLE da Região de Ziguinchor, que decorreu de 11 a 13 de Março de 2009 no ‘Collège d\'Enseignement Moyen\' (CEM) Tété Diadhiou de Ziguinchor, contou com a participação de cerca de 60 professores de 37 escolas e liceus; a 1ª Acção de Formação Contínua para Professores de PLE das Regiões de Kolda e Sédhiou, que teve lugar a 16 e 17 de Março de 2009 na ONG "Aide et Action" de Kolda, registou a presença de quase 40 docentes de Kolda e Sédhiou, a leccionarem em 24 estabelecimentos de ensino das respectivas regiões.
No âmbito destes encontros, todos os professores de PLE das regiões de Kolda e Sédhiou e alguns dos docentes de Ziguinchor receberam, do responsável do CLP-IC, material didáctico, nomeadamente manuais oferecidos pelo Instituto Camões.
A participação dos formandos nestas acções, com uma duração, respectivamente, de 16 e de 18 horas, será atestada com diplomas do CLP-IC, que os representantes das regiões em causa receberão aquando das Olimpíadas do Português, a realizar no dia 25 de Abril de 2009.
Mini-Olimpíadas
Paralelamente à realização destas actividades, foram organizadas visitas ao CEM Malick Fall (onde, com o incentivo do Dr. Babou Diatta, nasceu, em 2006, o Clube de Português José Horta), ao CEM de Kandialang e ao CEM de Kandé, em Ziguinchor, e ainda ao CEM II de Kolda.
Nestes dois últimos estabelecimentos de ensino foram organizadas as Mini-Olimpíadas do Português, respectivamente nos dias 11 e 18 de Março. Coordenadas pelo responsável do CLP-IC com a colaboração de dois bolseiros Fernão Mendes Pinto da UCAD, as Mini-Olimpíadas do Português, com a duração de cerca de duas horas, integram sete actividades de carácter lúdico, apelando à capacidade de intercompreensão, e têm como público-alvo alunos dos 7º e 8º anos de escolaridade.
As Mini-Olimpíadas, abertas a jovens que frequentam níveis de ensino em que o Português não constitui ainda uma opção curricular, visam promover e divulgar a língua portuguesa junto de directores de estabelecimentos escolares, bem como sensibilizar potenciais alunos de Português para a sua aprendizagem.
Em cada uma das duas primeiras edições das Mini-Olimpíadas do Português participaram 30 alunos (15 equipas de dois alunos). No caso do CEM II de Kolda, o concurso contou com a participação de alunos não só desta escola, mas também do CEM I de Kolda e dos CEM de Sikilo Ocidental e de Sikilo Norte. No final, todos os 60 concorrentes foram premiados com material escolar.
O elevado número de alunos, de professores e de estabelecimentos escolares com ensino do Português na Casamansa e o empenho das autoridades locais, nomeadamente dos Conselheiros Pedagógicos Itinerantes (Dr. Amadou Câmara, de Ziguinchor, e Dr. Malang Diédhiou, de Kolda) e dos coordenadores designados para Bignona, Oussouye, Kolda e Sédhiou, bem como o dinamismo que a língua portuguesa revela nesta zona do Senegal, justificam plenamente o investimento que o Instituto Camões tem feito e venha a fazer no terreno.
José Manuel Horta
Leitor, responsável pelo Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões do Departamento de Línguas e Civilizações Românicas da Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade Cheikh Anta Diop, em Dacar