No dia 12 de dezembro de 2024, decorreu na cidade da Praia, a cerimónia de inauguração do renovado edifício da Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) e do seu novo Centro de Personalização de Documentos, presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva.
A cerimónia contou ainda com a presença da Ministra de Estado, da Defesa Nacional, da Coesão Territorial, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, com a tutela da INCV, e do Presidente do Conselho de Administração da INCV, Raimundo Lopes, bem como, do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, e do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, João Queirós.
O Centro de Personalização de Documentos - criado com o apoio do projeto GESTDOC - Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau -, com o apoio técnico do parceiro de implementação Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) de Portugal, foi dotado de equipamentos que permitem a emissão do Passaporte Eletrónico, o Cartão Nacional de Identificação e o Título de Residência para Estrangeiros.
A criação deste Centro promove um avanço tecnológico significativo e representa um marco na autonomia e soberania de Cabo Verde na produção dos seus próprios documentos de identificação, viagem e residência. Adicionalmente, é expetativa que a INCV venha a produzir outros documentos, no mercado nacional e internacional, integrando o grupo de países que produz documentos de segurança modernos e seguros.
O Projeto GESTDOC, financiado pela União Europeia e gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., visa melhorar os níveis de segurança e da gestão das migrações em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, contribuindo para o respeito dos Direitos Humanos e para o combate ao tráfico de seres humanos a nível regional.
Mais informações sobre o projeto GESTDOC aqui.