Alemanha: Participação de Portugal na Feira Internacional do Livro de Leipzig 2024

Publicado em segunda-feira, 18 março 2024 16:53

A Feira Internacional do Livro de Leipzig realiza-se de 21 a 24 de março de 2024, com a participação, uma vez mais, de Portugal. É a segunda maior feira do livro da Alemanha, tendo atraído, no ano passado, a presença de cerca de 300 000 visitantes.

Portugal tem presença regular nesta Feira desde 2016, no âmbito da qual tem sido assegurada uma programação literária diversificada que, juntamente com um conjunto de outras iniciativas − nomeadamente o apoio continuado à tradução e edição −, tem contribuído para uma divulgação crescente da literatura portuguesa em língua alemã.

Integram a programação literária os escritores Amadú Dafé, Yara Monteiro, Gonçalo M. Tavares, Frederico Pedreira e Rosário Alçada Araújo, com apresentações individuais e debates sobre temas, tais como os atuais conflitos armados que afligem o mundo ou as novíssimas restrições à criação artística.

No pavilhão nacional haverá ainda leituras da lírica camoniana por estudantes de Português da Freie Universität, bem como música e poesia evocativas do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974.

À noite, na NaTO (centro sociocultural), prosseguem os debates sobre os complexos temas da atualidade, todos moderados por jornalistas, professores universitários, tradutores literários ou autores.

A participação de Portugal é uma iniciativa conjunta dos organismos representantes do Grupo de Trabalho Interministerial para a organização de Feiras do Livro internacionais (Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Turismo de Portugal e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e da Embaixada de Portugal na Alemanha / Camões - Centro Cultural Português em Berlim.

Consulte aqui o programa (em língua alemã).

Informações sobre a Feira aqui.