Angola: FRESAN fomenta conservação de sementes com distribuição de tambores herméticos a 1000 famílias

Publicado em quinta-feira, 14 março 2024 19:16

No âmbito do Programa FRESAN, 1000 famílias do Sul de Angola receberam uma importante ferramenta para a conservação de sementes. A distribuição de 1000 tambores metálicos herméticos, realizada através das administrações municipais, visa fortalecer a segurança alimentar e promover práticas sustentáveis.

Estes tambores permitem o armazenamento seguro de até 200 kg de grãos. Esta ferramenta destaca-se pela sua durabilidade, assegurando assim a conservação dos alimentos por longos períodos de tempo e, consequentemente, garante às famílias a possibilidade de vender os grãos quando os preços estão mais favoráveis.

A distribuição contemplou 400 famílias no município dos Gambos, 400 famílias em Ombadja e 200 famílias no Curoca. Ao todo, 1000 famílias foram beneficiadas com esta ação, recebendo um tambor por família.

O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, e cogerida e cofinanciada pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.