Moçambique: Bolseiros do Programa Fernão Mendes Pinto dinamizam atividades do Camões - Centro Cultural Português em Maputo, Polo na Beira

Publicado em quinta-feira, 14 março 2024 15:17

Entre 1 de março e 30 de novembro de 2024, o Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Maputo, Polo na Beira organiza as atividades “Hora do Conto”, “Escrita em Dia”, “Atualizações, CCP-Beira” e “Sábados Mágicos”, dinamizadas pelos bolseiros do Programa Fernão Mendes Pinto.

A “Hora do Conto” surgiu da vontade de animar a Biblioteca do Camões – CCP em Maputo, Polo na Beira, através da convocação do público infantojuvenil, em parceria com as direções pedagógicas dos estabelecimentos escolares, para a leitura. Em 2024, a “Hora do Conto” será também dinamizada em algumas escolas da cidade, dando oportunidade àquelas que não têm meios para se deslocar ao CCP. Assim, com carácter mensal, alternar-se-á o espaço da atividade, ora na Biblioteca do CCP, ora numa escola. Com a “Hora do Conto”, tenciona-se divulgar a educação literária lusófona, através de várias atividades lúdico-pedagógicas que estimulem a criatividade do aluno e fomentem o conhecimento literário, objetivando-se, desta forma, alcançar níveis de literacia escolares.

O projeto “Escrita em Dia” tem a finalidade de incentivar os alunos das escolas a virem à Biblioteca do Camões – CCP em Maputo, Polo na Beira, sendo claramente uma atividade extracurricular de reforço ao processo de ensino-aprendizagem. Em parceria com as direções pedagógicas dos estabelecimentos escolares, tenciona-se desenvolver as competências da expressão escrita, através da criatividade e da pedagogia diferenciada e lúdica, objetivando-se, desta forma, alcançar, com sucesso, níveis de literacia escolar. Como novidade e à semelhança do projeto "Hora do Conto", em 2024, a equipa deste CCP levará este projeto às escolas. Assim, de forma alternada, um mês o “Escrita em Dia” realizar-se-á na Biblioteca e, no seguinte, numa Escola Primária Completa.

O programa “Atualizações, CCP-Beira” é uma atividade que visa noticiar os eventos e as atividades que decorrem no Camões – CCP em Maputo, Polo na Beira. Através da transmissão em direto na página do Facebook deste CCP, e com periodicidade quinzenal, pretende-se informar o público, que acompanha e participa nos programas, sobre os principais acontecimentos que terão lugar ao longo do semestre.

Os "Sábados Mágicos" pretendem reunir crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos, que vêm ao Camões – CCP em Maputo, Polo na Beira para brincar, jogar, criar, espalhar magia e, sobretudo, para que tenham a oportunidade de ter um espaço de encontro(s). Aos sábados, entre as 9h00 e as 12h00terão lugar atividades divertidas, criativas e fomentadoras de um crescimento saudável com muitas aprendizagens cognitivas, sociais e (inter)culturais à mistura. O “Sábados Mágicos” acontecerá três vezes na Biblioteca deste CCP e uma vez numa associação ou no espaço de uma outra identidade. A participação é livre para as crianças entre os 4 e os 12 anos.

Estas iniciativas contam com apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

34465 2

34465 3

34465 4