Portugal integrou a Ponte Aérea Humanitária da União Europeia em resposta à crise humanitária em Gaza

Publicado em segunda-feira, 22 janeiro 2024 12:08

A Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeias (DG ECHO) da Comissão Europeia estabeleceu uma ponte aérea em resposta à crise em Gaza, ao abrigo da Capacidade Europeia de Resposta Humanitária.

Portugal integra a resposta europeia a esta crise, organizada e financiada pela DG ECHO, com doações de medicamentos, dispositivos e equipamentos médicos, por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., que procurarão ajudar no esforço internacional de resposta à grave crise humanitária em Gaza.

A doação nacional foi coordenada entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, em parceria com a Direção-Geral da Saúde, o INEM, o Infarmed e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais.

Ao longo dos últimos três meses, realizaram-se vários voos humanitários com destino ao Egito, transportando bens essenciais destinados aos parceiros humanitários no terreno.

Créditos fotográficos: © European Union 2024

34373 3

34373 2