São Tomé e Príncipe: Projeto Saúde para Todos | Entrega de reagentes, materiais e medicamentos

Publicado em segunda-feira, 18 março 2024 14:25

A Cooperação Portuguesa, através do Projeto Saúde para Todos, entregou, no dia 4 de março de 2024, ao Ministério da Saúde e Direitos da Mulher, santomense, reagentes, materiais e medicamentos destinados a vários distritos, ao Hospital Dr. Ayres de Menezes e à Região Autónoma do Príncipe.

Na cerimónia, a Embaixadora de Portugal em São Tomé e Príncipe, Cristina Moniz, referiu que a Saúde é um dos setores prioritários de atuação da Cooperação Portuguesa, sendo esse apoio em São Tomé e Príncipe canalizado maioritariamente através do Projeto Saúde para Todos, que visa fortalecer o Serviço Nacional de Saúde, expandir o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de saúde no país.

Os reagentes, medicamentos e consumíveis constituem recursos essenciais para garantir a qualidade e a eficiência dos serviços, sendo necessário envidar esforços conjuntos para a implementação de estratégias de melhoria da gestão, disponibilidade, acessibilidade, qualidade e uso racional desses recursos, assim como o fortalecimento do sistema de informação e monitorização.

A Ministra da Saúde e Direitos das Mulheres de São Tomé e Príncipe, Ângela Costa, relevou o apoio de Portugal para as evacuações médicas, consultas de especialidades, reabilitação de infraestruturas e equipamentos nos distritos e no Hospital Dr. Ayres de Menezes.

A Ministra aproveitou a ocasião para pedir aos profissionais mais atenção às questões da saúde da mulher e ao cumprimento das orientações para a distribuição adequada dos medicamentos entregues.

António Lima, Coordenador do Projeto, considerou positiva a distribuição destes recursos aos distritos e hospitais, utilizando-se uma gestão racional dos medicamentos que pretende contribuir na resposta aos desafios das doenças não transmissíveis, que afetam a população são-tomense.

O Projeto Saúde para Todos é financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal e implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, em parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe.

34473 1

34473 3