Timor-Leste: Projeto FOCO.UNTL | IX Jornadas Pedagógicas

Publicado em segunda-feira, 18 março 2024 11:27

O Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), no âmbito do Projeto de cooperação FOCO.UNTL, em articulação com a Embaixada de Portugal, promove as IX Jornadas Pedagógicas, cuja edição de 2024 decorre nos dias 12 e 13 de setembro de 2024, com o título "Literacias transversais em Timor-Leste: repensar o ensino em português". A chamada de artigos encontra-se agora a decorrer até 21 de abril de 2024.

Este evento académico de natureza científica é coorganizado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com a colaboração do Gabinete de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades, do Programa de Doutoramento Internacional (DINTER), do Leitorado Brasileiro Guimarães Rosa e do Centro de Estudo Cultura e Arte (CECA).

As Jornadas Pedagógicas, que decorrem desde 2016, congregam professores e estudantes universitários de vários Departamentos da UNTL (Língua Portuguesa, Educação Pré-escolar, Formação de Professores do Ensino Básico), assim como convidados nacionais e internacionais, com três objetivos fundamentais:

  • divulgar trabalhos de monografia e mestrado;
  • apresentar comunicações ou pósteres no âmbito dos eixos definidos;
  • partilhar iniciativas e projetos realizados ou em curso no domínio do português língua não materna ou língua segunda.

Pretende-se que estas Jornadas Pedagógicas proporcionem - a par das tradicionais questões sobre língua, linguística, literatura, cultura, didática -, novas oportunidades de reflexão e debate sobre diversos tópicos: como o ensino do português, nomeadamente em contexto académico; a intercompreensão linguística entre a Língua Portuguesa e o Tétum ou outras línguas nacionais; o discurso e a escrita sobre a(s) ciência(s); a tradução e a interpretação; a crescente presença da língua portuguesa em bases de dados ou em repositórios internacionais de publicação e comunicação científica; a criação de canais próprios de divulgação e armazenamento de conhecimento; os desafios da inteligência artificial; a profusão de ferramentas digitais; etc.

Como se integra Timor-Leste, sociedade pluricultural e plurilingue, nesta era globalizadora e pós-industrial de rápido desenvolvimento do digital?

Neste âmbito, a Inteligência Artificial (IA) generativa tem revolucionado várias áreas. Estes sistemas de inteligência artificial permitem realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, a IA, que possibilita a criação de texto, a tradução automática, e até mesmo a geração de voz, vem colocar novos desafios à docência.

Urge repensar formas de tirar partido das inovações digitais com o objetivo de educar cidadãos e de formar professores que compreendam a importância do estudo da língua, da literatura, da cultura, de modo a garantir a continuidade do nosso património cultural e preservar a identidade numa era de unificação e uniformização, em que as fronteiras se esbatem cada vez mais.

Os resumos propostos devem ser submetidos até 21 de abril de 2024 para o endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..