Sessão pública de apresentação da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030

Lisboa, 11 de janeiro de 2023

Terá lugar no dia 12 de janeiro de 2023, às 15h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a apresentação pública da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030.

A sessão contará com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Miryan Vieira.

O documento será apresentado pela Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, seguindo-se o diálogo sobre “O papel da Cooperação face aos novos desafios da geopolítica mundial”. Decorrerá ainda uma mesa-redonda sobre “O universo dos atores da Cooperação para o Desenvolvimento”.

A Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030), que vem substituir o Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020, constitui o instrumento orientador da política pública de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, assumindo um papel fundamental na definição da política de cooperação do Estado português.

O documento foi aprovado em Conselho de Ministros no dia 17 de novembro, depois de um período de consulta pública que decorreu até 30 de setembro de 2022.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.