A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamento encontra-se a desenvolver um processo de seleção para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)
Prazo limite de candidatura: 07/07/2021
I - Enquadramento da ação
O PROCULTURA é uma Ação financiada pela União Europeia no âmbito do Programa Indicativo Multianual UE/ PALOP- Timor-Leste 2014-2020, cofinanciado e gerido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciado também pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo por objetivo contribuir para aumentar o emprego e criar atividades geradoras de rendimento no setor cultural, com três componentes de intervenção: Recursos Humanos; Difusão e comercialização da música e artes performativas e Criação e publicação de literatura infantil-juvenil.
II - Principais Responsabilidades
Reportando ao Gestor de Projeto, como gestor adjunto, o/a Gestor/a de Comunicação (GC) será responsável pela planeamento e gestão da comunicação e visibilidade da Ação e terá como principais responsabilidades:
- Rever o Plano de Comunicação e Visibilidade com enfoque em campanha e ações de comunicação e marketing da música e artes cénicas nos mercados nacionais, regional e internacional, com base nos resultados e produtos dos projetos apoiados pelo PROCULTURA, dirigida a consumidores potenciais destes produtos, com detalhe por país e atividade e respetiva calendarização.
- Gerir as redes sociais do PROCULTURA (facebook, instagram e criação de canal Youtube) com o mesmo enfoque em comunicação e marketing de resultados e produtos dos subsetores música e artes cénicas.
- Produzir e difundir os suportes gráficos e outros materiais de comunicação necessários, observando as regras de comunicação e visibilidade do PROCULTURA e dos seus financiadores, designadamente:
- Notícias e artigos sobre resultados do projeto, para difusão através da comunicação social de cada país e internacional e através das redes sociais do projeto;
- Conteúdos produzidos com apoio do projeto, que possam ser difundidos através de programas ou rúbricas integradas em programas de grande audiência nas rádios e televisões de cada país, procurando valorizar especialmente a participação e empreendedorismo das mulheres;
- Preparar a contratação de serviços para captação de imagens e som e produção de pequenos vídeos e infografias para divulgação de resultados e/ou de atividades, dando relevo especial às experiências e êxitos de mulheres empreendedoras.
- Conceber, planear, implementar e avaliar a campanha e ações de comunicação e marketing dos resultados e produtos de música e artes cénicas no sentido da interatividade com os diferentes públicos-alvo, capazes de reforçar a participação no e visibilidade do PROCULTURA.
- Acompanhar a execução dos Planos de Comunicação e Visibilidade dos projetos subvencionados, prestar apoio quando necessário e verificar se cumprem as regras de comunicação e visibilidade do PROCULTURA e dos seus financiadores.
- Constituir e utilizar sistematicamente uma listagem de contactos dos meios de comunicação social em cada país e das redes de parceiros do projeto que possam contribuir para a sua visibilidade.
- Registar e arquivar os materiais produzidos e os indicadores (qualitativos e quantitativos) de execução das atividades de comunicação, incluindo clipping das notícias publicadas.
- Editar os relatórios intercalares anuais do PROCULTURA com a perspetiva e conteúdos da comunicação.
III - Requisitos
Obrigatórios:
- Licenciatura ou superior nas áreas de comunicação, marketing, multimédia e/ou similares;
- Experiência mínima de quatro anos na área da comunicação e/ou publicidade e marketing;
- Proficiência em programas de edição gráfica digital na ótica do utilizador;
- Conhecimentos de Línguas:
- Proficiência na língua portuguesa.
Preferenciais
- Experiência profissional relevante em comunicação para o desenvolvimento;
- Experiência profissional relevante na área cultural e/ou empreendedorismo;
- Conhecimentos e experiência de utilização da Creative suite da Adobe (Photoshop, Illustrator, InDesign, Dreamweaver) ou programas similares;
- Experiência de trabalho em PALOP ou Timor-Leste.
IV - Competências Mínimas:
- Excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, bem como capacidade de adaptação a contextos complexos de tomada de decisão;
- Capacidade de análise, sistematização e síntese;
- Capacidade de liderança, gestão de equipas e trabalho em grupo;
- Capacidade de organização, definição de prioridades e de gestão do tempo;
- Boa capacidade de análise de problemas e de formulação de estratégias;
- Orientação para a obtenção de resultados;
- Capacidade de automotivação e autoaprendizagem;
- Capacidade para trabalhar sob pressão e autonomamente;
- Flexível no desempenho das suas funções.
V - Local de trabalho
- Lisboa, com possibilidade de algumas deslocações aos PALOP-TL.
VI - Prazo limite de candidatura: 07/07/2021
Antes de submeter a sua candidatura deverá consultar os Termos de Referência