A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamento encontra-se a desenvolver um processo de seleção para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)
Prazo limite de candidatura: 13/03/2020 (novo prazo)
I - Enquadramento da ação
O Projeto PRO-Português, a implementar na República Democrática de Timor-Leste (RDTL), tem como objetivo global “contribuir para a consolidação do sistema educativo de Timor-Leste, através do apoio ao setor da formação profissional e contínua do pessoal docente do sistema educativo do Ensino Não Superior” e, como objetivos específicos, “i) constituir uma Bolsa de Formadores Nacionais, a nível de Posto Administrativo, e consolidar as suas competências técnico-científicas, didático-pedagógicas e linguístico-comunicativas para ministrarem Cursos de Língua Portuguesa (Níveis A2, B1 e B2); ii) reforçar as competências linguístico-comunicativas em Língua Portuguesa de docentes de todos os níveis de ensino (Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário) do sistema educativo do Ensino Não Superior de Timor-Leste”.
II - Enquadramento da função
As atividades dos Professores de Língua Portuguesa visam cumprir os seguintes objetivos:
- No quadro das responsabilidades do INFORDEPE, incrementar a qualidade do ensino nacional em Timor‐Leste, visando, essencialmente, a proficiência linguística, com vista à capacitação do universo de professores em exercício no domínio da Língua Portuguesa;
- Reforçar a proficiência em Língua Portuguesa do quadro docente de todos os ciclos de ensino (Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário) do sistema educativo do ensino não superior timorense, de escolas dos 65 Postos Administrativos, em regime presencial e b-learning;
- Contribuir para o cumprimento e monitorização das metas definidas nos indicadores do Projeto, de acordo com o sistema de Monitoria e Avaliação com base em Resultados;
- Executar todas as tarefas relevantes no âmbito das suas competências atribuídas pelo Camões, I.P.
III - Principais Responsabilidades
Reportando, organizacionalmente, ao/à Coordenador/a Geral e ao Camões, I.P., e funcionalmente, ao Coordenador-Adjunto para a área científico-pedagógica e ao Coordenador-Adjunto para as áreas de administração, finanças e logística, o/a Agente da cooperação na categoria de Técnico para exercer funções de Professor/a de Língua Portuguesa terá como principais responsabilidades:
- Ministrar cursos de formação no âmbito da Língua Portuguesa (Níveis A2, B1 e B2), de acordo com a estratégia e o programa de formação definidos;
- Elaborar a respetiva programação anual/mensal (cronogramas de formação para as atividades a implementar) e proceder à monitorização dos objetivos, atividades e resultados, conforme previsto no Documento de Projeto e respetivo Quadro Lógico;
- Conceber os modelos pedagógicos e elaborar os documentos programáticos e operacionais/planos de formação e de intervenção dirigidos aos formadores e aos diferentes públicos-alvo, de acordo com o previsto no Documento de Projeto;
- Elaborar manuais de formação e/ou outros materiais didático-pedagógicos especializados de suporte a cada curso/atividade, tanto para a modalidade presencial como para o regime b-learning;
- Garantir a qualidade do processo educativo/formativo, ao nível da implementação e afirmação da Língua Portuguesa;
- Apoiar e orientar o processo de planeamento das sessões de formação com os formadores, nomeadamente no que respeita a bibliografia para consulta e materiais didático-pedagógicos;
- Identificar necessidades de formação específicas dos formadores e formandos sob a sua supervisão, dentro do contexto dos objetivos do Projeto;
- Apoiar na conceção dos instrumentos necessários à realização das atividades, ao levantamento de necessidades, à recolha de dados quantitativos e qualitativos do Projeto e outras informações solicitadas, assim como à definição de modelos de acompanhamento, monitorização e avaliação dos indicadores constantes no Quadro Lógico;
- Organizar e apresentar mensalmente pontos de situação/relatórios e cronogramas das atividades pelas quais é responsável, incluindo do grupo de formadores que coordena, de acordo com modelos previamente estabelecidos;
- Garantir e ser responsável pela boa organização dos Dossiês Técnicos e Pedagógicos relativos às atividades por si desenvolvidas, incluindo do grupo de formadores que coordena, para que seja possível a consulta rápida de todo e qualquer documento físico ou digital produzido no âmbito da intervenção;
- Dinamizar atividades de promoção e divulgação da língua portuguesa, dirigidas a diferentes públicos;
- Participar em reuniões institucionais e de natureza técnica convocadas pela Coordenação;
- Participar nos processos reflexivos e troca de experiências/ideias sobre a intervenção, facilitando a disseminação das melhores práticas e lições aprendidas;
- Todas as demais responsabilidades e atividades compatíveis com a natureza e âmbito do cargo e das suas competências.
IV - Requisitos
A - Obrigatórios:
- Licenciatura Pré-Bolonha ou Mestrado Bolonha que confira habilitações profissionais para a docência da disciplina de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, numa das seguintes áreas:
- Ensino de Língua e Cultura Portuguesas (Língua Segunda/ Língua Estrangeira);
- Ensino de Línguas Modernas com componente de Língua Portuguesa;
- Linguística Portuguesa.
- Mínimo de 5 anos de experiência comprovada no ensino de Língua Portuguesa em contextos multilingues e multiculturais.
- Fluência oral e escrita em Língua Portuguesa;
- Excelentes conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
B - Preferenciais:
- Experiência de trabalho em formação de adultos;
- Experiência de trabalho no setor da educação, preferencialmente na área da formação de formadores/professores;
- Participação em projetos no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento;
- Experiência na elaboração e publicação de materiais didáticos para o ensino do Português Língua Não Materna;
- Bons conhecimentos de Inglês e Francês;
- Conhecimentos de Tétum.
V - Competências Minímas:
- Capacidade para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em contexto de países em desenvolvimento;
- Excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, bem como capacidade de adaptação a contextos complexos de tomada de decisão;
- Capacidade demonstrada na gestão de conflitos;
- Capacidade de organização, definição de prioridades e de gestão do tempo;
- Boa capacidade de análise de problemas e de formulação de estratégias;
- Orientado/a para a obtenção quotidiana de resultados;
- Capacidade de automotivação e autoaprendizagem;
- Capacidade para trabalhar sob pressão e autonomamente;
- Flexível no desempenho das suas funções e fácil adaptação em contextos de mudança permanente;
- Seriedade e ritmo de trabalho forte com postura e comportamento pessoal exemplar adequado à posição oferecida;
- Capacidade para aceitar e cumprir instruções superiores, bem como ensinar e transmitir conhecimentos a outros colaboradores locais, ajudando à sua capacitação técnica e profissional com autonomia.
VI - Outras Aptidões:
- Aptidão psicológica e física para trabalhar num clima semitropical;
- Disponibilidade para residir em Timor-Leste e respeitar a cultura local.
VII - Horário e Local de Trabalho
35 horas semanais, a exercer numa das capitais dos 12 Municípios ou Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno.
VIII - Condições Contratuais
Os contratos, a celebrar de forma tripartida (Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal/Camões, I.P., MEJD/INFORDEPE e o professor contratado), terão a duração prevista até 31 de dezembro de 2020, podendo ser renovados, por mais duas vezes, por períodos sucessivos de 12 meses, dentro do prazo de vigência do projeto.
IX - Prazo limite de candidatura: 13/03/2020
O processo de candidatura deverá ser feito através do registo no site www.cnorey.com (https://www.cnorey.com/pt/areas-actuacao/recrutamento-e-seleccao/)