Lisboa: Exposição “Sôbolos rios que vão / Por Babilónia, me achei”

Calendar
Camões, I.P.
Date
10.10.2024 - 29.10.2024
Location
Lisboa (Camões, I.P.)

Description

Em celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a exposição “Sôbolos rios que vão / Por Babilónia, me achei” convida‐nos a revisitar a obra do poeta quinhentista por meio de um diálogo artístico e multicultural. Com a iniciativa de Ricardo Castro Ferreira (Portugal), são apresentadas onze serigrafias originais, que servem de ponto de partida para artistas convidados de territórios onde o português é a língua oficial.

Esses curadores e artistas respondem à chamada, apropriando‐se do espaço e de suas obras, infundindo‐lhes novas camadas e leituras. A exposição, com curadoria de Miguel Meruje e Ricardo Barbosa Vicente, reúne talentos provenientes de  Angola (Lino Damião), Brasil (Mónica Mindelis), Cabo Verde (Amadeo Carvalho), Guiné‐Bissau (Young Nuno), Guiné Equatorial (Arturo Bibang), Macau (António Mil Homens), Moçambique (Osias André), Portugal (António Faria), São Tomé e Príncipe (Valdemar Dória), Timor‐Leste e Austrália (Gabriela Carrascalão) e Goa (João Coutinho). Cada artista, vindo de uma latitude diferente, explora a linguagem estética das serigrafias de Ricardo Castro Ferreira, para criar um intercâmbio entre as várias vozes que compõem o espaço lusófono.

A exposição é uma reflexão sobre fronteiras e desterritorialização, onde o cruzamento de culturas e linguagens permite a criação de algo novo, em consonância com o espírito camoniano de viagem e de transformação. Tal como Camões navegou entre mundos e tempos, as obras aqui reunidas manifestam a continuidade e a riqueza que o diálogo artístico entre povos pode gerar. Sôbolos rios que vão / Por Babilónia, me achei é, assim, uma celebração do encontro entre culturas e uma homenagem à herança e ao futuro da língua portuguesa.

A exposição “Sôbolos rios que vão / Por Babilónia, me achei” ficará patente na Sala de Exposições do Camões, I.P. (Avenida da Liberdade, 270, Lisboa) de 10 a 29 de outubro de 2024, e poderá ser visitada nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.